Sei que a primeira ida ao Psicólogo é muito complicada para a maioria das pessoas. São muitas dúvidas e muitos mitos que geram alguma insegurança e muitas vezes acabamos marcando a consulta e nem aparecendo. Se para você o que falta é um empurrãozinho de informação para tomar a decisão de buscar ajuda, aqui vai:

Primeiramente, vamos falar o pouco sobre o que é Psicoterapia e quando busca-lá?

A Psicoterapia tem a finalidade de tratar problemas psicológicos, mas além de tratar ela pode prevenir que esses problemas apareçam, ou seja, se você vive em um ambiente que poderá lhe provocar futuramente um problema psicológico o tratamento pode ser preventivo.

Ir ao Psicólogo é “coisa de maluco”?

Não! Esse mito é antigo, o psicólogo irá cuidar dos problemas de origem psicológica, pensamentos, sentimentos e comportamentos tanto em forma de tratamento como preventivamente.

O que são abordagens ou linhas terapêuticas? 

Existem diversas abordagens ou linhas terapêuticas dentro da Psicologia e são elas que irão embasar a conduta do psicólogo.Todo psicólogo segue uma abordagem. Eu, por exemplo, sou Terapeuta Cognitivo Comportamental (TCC), mas existem também os Psicanalistas, Gestaltistas, Existencialistas, dentre outros, mas todos são psicólogos. O que difere é a forma como cada um vai conduzir o tratamento.

Como escolher a abordagem que você quer ser atendido? 

A abordagem é algo muito individual. Depende do caso e da personalidade do paciente/cliente. Em algumas patologias o tratamento evolui melhor em determinada abordagem do que nas outras. Às vezes o paciente tem perfil para um tipo de abordagem e não para outra.

Existe algum outro fator além da abordagem que pode me fazer desistir da terapia?  

Existe sim, a empatia. Você tem que gostar e sentir confiança no seu terapeuta.

O psicólogo vai contar o que eu disse para alguém?

Não, existe um sigilo profissional no qual tudo que é dito na terapia permanece entre terapeuta e paciente. A única exceção é quando existe um risco de dano à vida do próprio ou de terceiros.

Como funciona a terapia? 

Vou falar da terapia cognitivo comportamental (TCC), que é a que eu sigo, mas a maioria acontece mais ou menos da mesma maneira. Em geral, os encontros são semanais (1 vez por semana), com duração de 45 min a 1 hora. Na TCC as sessões são estruturadas, o terapeuta juntamente com o cliente decidem o que será trabalhado em cada sessão. Ao fim da sessão são passadas tarefas para casa que possuem relação com o que foi trabalhado.

Psicólogo prescreve medicamento?

Não, somente os médicos são aptos para tal. Quando o psicólogo acredita que o paciente/cliente necessita de alguma medicação para melhorar sua qualidade de vida ele faz o encaminhamento para que o psiquiatra.

 

Espero ter esclarecido algumas dúvidas. Respondi as mais comuns, mas se você ainda tiver alguma dúvida entre em contato que estou à disposição para orientar.